sex. out 18th, 2024
o que é gaslighting

Nem todas as pessoas sabem o que é gaslighting, tampouco reconhecem como uma forma de violência que pode causar conflitos no trabalho e em outros espaços. Basicamente, o gaslighting é uma prática às vezes sutil, mas não deixa de ser perigosa para quem sofre esse tipo de violência.

O gaslighting é uma forma de assédio moral que vai desde as relações interpessoais e informais, até as relações profissionais. Pensando nisso, a Contato Seguro oferece serviços de um canal de denúncias externo à sua empresa, para registrar denúncias e proteger as vítimas desses abusos.

Gaslighting: O que é e como identificar no ambiente de trabalho?

Uma forma de explicar o que é gaslighting de forma didática é como uma forma de manipulação entre parceiros, normalmente em favorecimento de um deles. Em muitos casos, informações são omitidas ou manipuladas, criando inseguranças e medos nos parceiros. Em casos mais graves, a vítima chega a duvidar até mesmo de sua própria sanidade.

Essa prática de abuso não acontece somente em relações familiares, mas podem ocorrer também em ambientes profissionais, o que gera sérios conflitos no trabalho. Parceiros de trabalho e superiores hierárquicos podem se utilizar desse abuso para gerar desestabilização nos funcionários e, infelizmente, muitos não reconhecem essa prática como uma forma de violência.

Conflitos no Trabalho: Quando a disputa se transforma em gaslighting e abuso emocional

O gaslighting no ambiente de trabalho pode transformar disputas normais e cumprimento de metas em uma experiência traumática para a vítima. Um dos sinais mais claros para identificar essa prática ilícita no ambiente de trabalho é quando o abusador se utiliza de ameaças para intimidar e/ou controlar a vítima.

Porém, o gaslighting também se manifesta de outras formas, como o isolamento forçado da vítima ou a humilhação e desvalorização de seu trabalho.  Da mesma forma, restringir as tomadas de decisões e exercer um controle excessivo sobre a conduta e o trabalho de uma pessoa também podem ser consideradas formas de violência.

Como o gaslighting afronta a saúde mental e o bem-estar no trabalho

A prática de gaslighting no ambiente de trabalho tem sérias consequências para a vítima, sendo algumas delas ansiedade crônica e estresse, pois a vítima duvida constantemente de sua percepção e passa a não confiar no próprio trabalho. 

Por abalar a autoconfiança da vítima, a mesma pode acabar entrando em isolamento,  distanciando-se dos colegas de trabalho, além de poder desenvolver depressão e problemas psicossomáticos. Isso sem mencionar todos os impactos que esse tipo de abuso causa na vítima fora do ambiente de trabalho.

Estratégias para enfrentar o gaslighting

É necessário que as empresas promovam educação e sensibilização sobre o gaslighting e seu perigo nos ambientes de trabalho. Para isso, é preciso que sejam pensadas políticas internas e condutas de ética claras para toda a equipe.

Outra forma de combater o gaslighting é a implementação de um canal de denúncias, pelo qual denunciantes, sejam vítimas ou testemunhas, possam realizar denúncias de forma anônima e segura. Algumas empresas oferecem esse serviço de forma eficaz e facilitada, como é o caso da Contato Seguro.

Criando um local de trabalho livre de gaslighting e promovendo uma cultura de respeito

Primeiramente, é necessário garantir que todos os funcionários saibam o que é gaslighting. Assim, estabelecer um código de conduta que proíba o gaslighting e qualquer outra forma de violência psicológica no local de trabalho. Dessa forma, é possível estabelecer políticas anti-abusos, garantindo que saibam como proceder caso sofram ou presenciem essa prática no trabalho.

Nesse sentido, é preciso também que haja treinamento regular da equipe, como forma de capacitação para questões de violências nesses espaços. Os canais de comunicação abertos e de denúncia também são importantes, assim como fornecer apoio e acolhimento às vítimas.

Onde buscar ajuda se você for vítima de gaslighting no trabalho

Com uma comunicação clara e políticas internas coerentes, você será capaz de reconhecer os sinais de gaslighting no ambiente de trabalho. Você poderá então, por meio do canal de denúncias, registrar o ocorrido, fornecer testemunho e acompanhar o processo do caso, sempre respeitando os limites da confiabilidade e sigilo.

É importante que a vítima seja acolhida e protegida, sem ameaça de retaliação. As medidas corretivas ou judiciais poderão ser tomadas com aconselhamento para a vítima, se for o caso. Se a sua organização ainda não possui um canal de denúncias, acesse o site da Contato Seguro para saber mais sobre nossos serviços.

A prática do gaslighting, assim como qualquer forma de abuso psicológico e discriminação, deve ser combatida, pois apenas dessa maneira é possível construir um ambiente seguro e saudável para sua empresa, construindo relações prossisionais baseadas no respeito e na confiança. Para saber mais, basta entrar em contato com a Contato Seguro através do nosso site.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.