ter. jun 18th, 2024
gamificação para vendas

A gamificação para vendas é uma estratégia interessante para que o colaborador da sua equipe possa progredir em um processo de engajamento com o time de uma forma mais descontraída. 

Com a gamificação, os trabalhadores têm a oportunidade de aprimorar o trabalho em equipe, até mesmo com um simples ranking de tarefas executadas, para aumentar o estímulo dentro do ambiente de trabalho. 

O que é gamificação e como ela pode ser aplicada nas vendas?

A gamificação é uma metodologia que pode ser expandida em diversos sentidos, mas nas vendas ela pode ser aplicada em uma forma de ranking entre os colaboradores, por exemplo, o que permite que um veja o resultado do outro gerando uma disputa interna saudável que pode ser recompensada com bônus ao ganhador. 

Então podemos afirmar que a gamificação de uma forma mais clara é nada mais do que pequenos jogos criados internamente pela empresa para poder melhorar o desempenho, engajamento e resultados da equipe. 

Benefícios da gamificação para as vendas

Com a aplicação da gamificação para vendas na sua empresa o maior benefício com certeza é o notório aumento do engajamento do time, competições internas saudáveis e também como consequência aumento nas vendas da sua empresa. 

Quando criamos um ambiente mais competitivo, e ainda tendo algum bônus como premiação, automaticamente o time passa a se esforçar cada vez mais em busca de resultados, assim todos engajados em um objetivo que é a vitória. 

Como a gamificação pode aumentar o engajamento e a motivação dos vendedores?

Quando é criado um modelo de gamificação para vendas dentro da empresa, a ideia principal é a melhora do desempenho no trabalho em equipe, ou seja, são jogos que contam com sistema de ranqueamento por cada tarefa ou missão executada e finalizada. 

Sendo assim o desempenho de sua equipe de vendas tende a subir, pois em um ambiente competitivo e descontraído os colaboradores sempre irão buscar as mais variadas alternativas para atingir seus objetivos e pontuações. 

Ferramentas e recursos para aplicar a gamificação no processo de vendas

O CRM é uma excelente opção de ferramenta para gamificação corporativa e com certeza é uma das melhores escolhas, pois com o CRM é possível visualizar o desempenho dos colaboradores. 

Com isso podemos dizer que usando o CRM no seu planejamento de gamificação os resultados podem ser acompanhados de forma detalhada, além de gerar uma competição saudável e engajada em sua empresa. 

Como avaliar o impacto da gamificação nos resultados de vendas

Para realizarmos a análise de resultados que a gamificação trouxe a sua empresa, podemos partir do feedback dos colaboradores. O feedback é muito importante para que a empresa possa analisar se os desafios propostos são realmente “alcançáveis”. 

E possuindo este feedback em mãos, a empresa também deve observar se todas as regras e objetivos estão descritos de forma clara e objetiva para todos os colaboradores, para não existir brechas para falhas de comunicação ou até mesmo brechas nas regras dos participantes. 

Exemplos de programas de gamificação para diferentes equipes de vendas

Para podemos aplicar a gamificação na sua empresa podemos citar alguns programas no mercado podem receber tais integrações através da plataforma da Gamefic com isso você terá acesso a todas a métricas do seu time. 

Programas como HubSpot, Oracle, Pipedrive, Rd Station, SalesForce, TotVS, e muitos outros softwares de gestão podem contar com suporte da integração da empresa Gamefic e suas ferramentas. 

A importância da gamificação corporativa pode trazer grandes resultados tanto para sua empresa quanto para o seu time, incentivando a todos a explorarem o máximo de seu desempenho para alcançar todas as metas e objetivos propostos pela empresa. Visite o site da Gamefic e avalie a melhor opção de gamificação para seu negócio. 

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