qui. fev 22nd, 2024

Os senhores sabem o que é Ouvidoria? Eu não
Eu também não Também não Ouvidoria? Ouvidoria não é um órgão que julga algo? Ouvidoria seria um setor que
esclarece dúvidas dos clientes?

Ouvidoria, onde você pode reclamar de várias coisas O senhor sabe que existe uma Ouvidoria aqui no TRT? Aqui eu não sabia que tinha Ouvidoria. Só um minuto, por favor,
eu vou anotar o número… Um verdadeiro canal de comunicação, que promove aproximação
entre os usuários da Justiça e a própria direção do órgão Na Ouvidoria, o ouvidor recebe uma manifestação, faz o encaminhamento interno e acompanha
a evolução das providências tomadas A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o Tribunal e o jurisdicionado em geral Então, o que nós fazemos aqui? Nós recebemos manifestações, prestamos informações,
recebemos reclamações, denúncias, críticas, elogios, todo o tipo de manifestação para o Tribunal Aqui nós fazemos uma triagem das manifestações,
encaminhamos para os órgãos competentes, aqui dentro, os setores competentes, para que possamos dar uma resposta para cada manifestação.
Toda manifestação tem uma resposta Junto à Ouvidoria, o cidadão pode se manifestar de várias formas O meio mais utilizado é o formulário eletrônico “Fale com o TRT”, disponível no site do Tribunal Basta preencher os campos na tela e não se esquecer de
incluir o número do processo no final da mensagem Por meio de um protocolo, o cidadão poderá
acompanhar a sua manifestação A maioria são reclamações, reclamações de andamento de processo Na verdade, a Ouvidoria não pode interferir nessa questão, mas a gente, de uma maneira ou de outra, encaminha para a vara, ela dá uma resposta, explica o que está acontecendo, e
o manifestante acaba se sentindo satisfeito também

A Ouvidoria também atende o cidadão
por e-mail, telefone ou pessoalmente O atendimento humanizado acelera a solução de problemas e principalmente corrige procedimentos
e práticas administrativas do órgão Eu já utilizei, tanto como advogado, como presidente da Associação de Advogados Trabalhistas de São Paulo Teve uma época, aconteceu um problema, recente até, no relógio de parede, que estava adiantado
em relação ao relógio normal, e eu comuniquei a Ouvidoria, e foi resolvido o problema Por dia, a Ouvidoria do TRT-2 recebe mais de 50 manifestações, entre informações, elogios, reclamações e sugestões Estruturas grandes e complexas, caso do TRT da 2ª Região, o papel da Ouvidoria ganha ainda mais força Ela funciona como uma espécie de
controle de qualidade do serviço público, buscando soluções para todos: usuário e instituição Realmente, a demanda é muito grande, e, quando a comunicação falha, de alguma forma, a Ouvidoria entra nesse sentido. Eu acho que é aí que nós
temos um suporte, nós damos uma ajuda nesse sentido Transparência e participação A Ouvidoria funciona no 16º andar do edifício
Millenium, ao lado do Fórum Ruy Barbosa Mais informações no site: Ou pelo telefone: Com sua manifestação, ganham os gestores, o Tribunal e você mesmo