qui. abr 25th, 2024
conserto de roda

Ao reparar em algum dano causado na roda, uma das primeiras perguntas que vem à mente é se vale mesmo a pena fazer um conserto de roda, e como exatamente fazer isso sem arriscar piorar o problema. 

É sempre preciso ter muito cuidado quando tratamos de rodas e outras peças essenciais do carro, uma vez que qualquer defeito pode escalar para algo pior e causar acidentes graves. Por isso, vamos conferir quais são os tipos comuns de dano e o que fazer para repará-los.

Tem algum tipo de roda que costuma sofrer mais danos?

Sim, as rodas de liga leve são mais propensas a danos do que outros tipos de rodas, e isso acontece pela própria natureza desse tipo de roda. Uma vez que ela é feita para ser mais leve, ela é constituída de alumínio e outros metais menos resistentes, o que faz com que ela sofra estragos mais facilmente. 

As rodas de aço, apesar de mais pesadas, são constituídas de um metal muito mais forte, além de serem mais baratas, então mesmo que elas sofram algum dano, normalmente é muito mais barato comprar outra do que realizar o conserto de roda.

Tipos comuns de danos em rodas

Há alguns tipos de danos ao qual é preciso ficar mais atento, pois são os mais comuns nas rodas de liga leve. No entanto, isso não exime as rodas de aço, que apesar de serem mais resistentes, também podem ser danificadas. São eles:

  • Trincas no aro;
  • Amassados;
  • Trincas no disco da roda;
  • Danos nos furos de fixação.

Além disso, também é muito importante manter as rodas limpas e livres de ferrugem, pois com o passar do tempo, tanto as sujeiras quanto a ferrugem podem danificar a estrutura da roda e facilitar o acontecimento de coisas piores. 

Como consertar os danos?

No caso de amassados, o conserto de roda normalmente pode ser feito através do desempenho por gabarito ou desempenho hidráulico. Em certos casos, a roda também pode ser esquentada para ser desamassada. No caso das trincas, o reparo costuma ser feito por meio de solda.

No entanto, muitas vezes o reparo não é o ideal a se fazer, pois qualquer dano na roda tem potencial de causar problemas em toda a estrutura, e muitas vezes esses problemas não são detectáveis. Na dúvida, sempre opte por trocar a roda.

Como evitar os danos?

Manutenção preventiva do veículo, check-ups regulares com um mecânico de confiança, realizar o balanceamento das rodas regularmente, todas essas coisas são medidas que podem ser tomadas para garantir que suas rodas não sofrerão danos. 

Além disso, é importante também saber o limite do seu carro. Evite dirigir em velocidades excessivas, tome cuidado na hora de manobrar o caso, e não carregue no veículo mais peso do que ele pode suportar.

Onde encontrar loja de pneus online?

Outro risco comum quando se trata de rodas é a falsificação, e para que você não arrisque sofrer esse problema, você pode adquirir os seus pneus na DellaVia Pneus, a melhor loja online de pneus e rodas.

Na DellaVia você encontrará pneus e rodas para motos, carros, caminhonetes, caminhões e até mesmo ônibus. Além dos valores excelentes, a DellaVia ainda oferece uma série de serviços como balanceamento, conserto de pneus, troca de óleo e muito mais nas suas lojas físicas. Confira o site!

Todo cuidado ainda é pouco quando se trata de veículos, e isso é especialmente verdade quando tratamos das rodas, que são o principal meio de movimentação. Por isso, jamais negligencie a manutenção do seu veículo e das rodas. Você pode recuperar o dinheiro perdido, mas não uma vida perdida. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *