Como vender consultoria para pequenas empresas?
Uma consultoria para vendas é importante, pois pode influenciar os rumos de uma empresa. Contar com uma boa análise pode ajudar a consolidar um pequeno negócio, direcionando e otimizando suas vendas.
A consultoria para vendas é um processo no qual uma empresa ou um profissional especializado, ajuda as empresas a criar estratégias comerciais para obter clientes e concretizar vendas. Saiba mais a seguir!
Quais os benefícios da consultoria para pequenas empresas?
A consultoria para vendas ou consultoria comercial, promove benefícios às pequenas empresas conforme se aplica estratégias para aumentar a produtividade. Uma equipe especializada se encarrega de orientar onde é preciso melhorar para vender mais.
A consultoria desempenha um papel importante para qualquer negócio. Trazendo benefícios como o conhecimento de mercado, obtenção de melhor visão do negócio e das oportunidades. Outros benefícios são:
- Planejamento estratégico: uma consultoria contribui para montar estratégias de vendas, visando gerar valor para os clientes;
- Investimento acessível: a consultoria para vendas está acessível para diferentes tipos de empresas, independente do porte;
- Auxílio para identificar erros: por meio de uma consultoria a empresa pode identificar erros em seus processos de vendas e comunicação com o cliente.
Como vender consultoria para pequenas empresas?
Para atrair clientes e se tornar uma referência no mercado de consultoria empresarial, é preciso esforço e dedicação. Algumas dicas sobre como vender um serviço de consultoria para pequenas empresas são:
- Ofereça um bom serviço de consultoria;
- Crie uma rede de contatos;
- Compartilhe casos de sucessos obtidos através da sua consultoria;
- Faça uso de redes sociais para divulgar seus serviços;
- Procure novos clientes constantemente e apresente para eles como seus serviços podem solucionar os problemas de vendas.
Para vender consultoria para empresas, é preciso ter disposição para interagir com os clientes, além de observar oportunidades e problemas que possam ser resolvidos. Em outras palavras, você deve conhecer como a empresa é vista no mercado, quais pontos a empresa deve melhorar e como ela pode atrair mais clientes. Esse conhecimento é um diferencial para ser escolhido entre os demais consultores.
Como prospectar clientes para consultoria?
A prospecção de clientes de uma consultoria para vendas é o primeiro passo para alcançar sucesso. Existem diferentes modelos de prospecção e cada um se adequa ao modelo de negócio.
A prospecção outbound é obtida por meio de contato com pessoas que ainda não conhecem o seu negócio. Nesse caso, é preciso buscar contato com os leads (clientes potenciais) e apresentar o seu trabalho, processo esse demonstrado no livro Receita Previsível.
A prospecção inbound busca atrair clientes por meio de marketing de conteúdo, em outras palavras, os clientes acessam seu perfil em redes sociais e deixam suas informações de contato e solicitam mais informações do seu serviço.
Prospecção por indicações é quando clientes e amigos indicam seus serviços de consultorias para outras empresas, ajudando a atrair leads qualificados, que precisam do serviço de consultoria.
Prospecção por parcerias é o processo de trabalhar com parceiros e afiliados que possam conseguir leads para o seu negócio. Eles divulgam seu trabalho e em troca recebem uma comissão.
O Livro Receita Previsível ensina a construir boas abordagens e prospectar mais clientes, como também fidelizar seus clientes e torná-los fixos, além de criar uma receita para o negócio.
Como definir o preço da consultoria?
Para definir o preço de uma consultoria, é necessário pesquisar os preços praticados no mercado por concorrentes para ter uma base de valores. É preciso, também, calcular seus gastos com locomoção, aluguel, impostos, entre outros.
É importante não estabelecer preços incoerentes com a realidade do mercado. Além disso, é indicado oferecer diferentes formatos de pagamento (dinheiro, depósito, cartão, entre outros).
Para alcançar uma consultoria para vendas de sucesso, é preciso fazer com que o cliente se sinta confiante com seu serviço, além disso, é importante ele se sentir amparado, mesmo após fechar o negócio e saber que pode contar com apoio sempre que precisar.