qua. abr 24th, 2024
22 benefícios de um site para pequenas empresas

22 benefícios de um site para pequenas empresas –  Um site bem projetado é uma das ferramentas de marketing digital mais poderosas que os empreendedores podem usar. Entre as inúmeras razões pelas quais as pequenas empresas precisam de um site, um bom site é essencial para aumentar sua presença online e credibilidade. 

22 benefícios de um site para pequenas empresas

Uma pesquisa com mais de 1.200 proprietários de empresas descobriu que 1 em cada 4 pequenas empresas não possui um site. Muitos empresários podem pensar que ter contas de mídia social no Facebook , Twitter, Instagram e LinkedIn são suficientes. No entanto, sem um site, essas pequenas empresas não têm uma “base inicial” a partir da qual suas contas sociais podem vincular, afetando as classificações de pesquisa do Google.

Por que as pequenas empresas não têm um site?

Um estudo encomendado pela Verisign concluiu que quase dois terços dos consumidores acreditam que uma empresa com um site é mais confiável do que uma empresa sem um. Apesar disso, alguns proprietários de pequenas empresas optam por não ter um site por vários motivos, incluindo:

  • Um orçamento limitado (por exemplo, não pode pagar a hospedagem do site ou um web designer)
  • Falta de conhecimento de tecnologia ou compreensão da estratégia de marketing
  • O marketing de mídia social atende às suas principais necessidades de negócios

No entanto, simplesmente ter um site pode colocá-lo um passo à frente da concorrência. Um site é mais uma maneira de gerar clientes em potencial, receita e valor geral para sua empresa.

Principais maneiras de um site beneficiar uma empresa

Conheça 22 benefícios de ter seu próprio site para sua startup ou pequena empresa criado por uma agência de marketing digital. Aproveite essas ideias para tirar o máximo proveito do seu site profissional.

1. Cultive uma presença profissional na web

Em vez de ser apenas a loja da esquina ou o negócio local da rua, ter um site – especialmente um com um design atraente – dá a impressão de que você é sério, legítimo e está pronto para fazer negócios com todos os tipos de clientes. Afinal, um site bem feito pode levar ao sucesso do negócio .

2. Torne-se um recurso de informação

Se sua empresa está em um nicho de mercado, ter um site permite que você construa sua reputação como autoridade em seu campo. Crie uma seção de blog com artigos informativos e vincule-os à sua página de destino. 

Os clientes em potencial que fizerem uma pesquisa no Google sobre problemas comuns relacionados ao seu setor terão maior probabilidade de encontrá-lo. Além disso, depois de lerem os artigos do seu blog, eles verão o quanto você pode ser útil para eles.

De acordo com uma pesquisa da HubSpot , 56% dos consumidores relataram que um blog influenciou sua decisão de fazer uma compra. Mesmo que aqueles que lêem essas postagens do blog não se tornem clientes imediatamente, você espalhou o nome do seu negócio sem gastar um centavo em campanhas tradicionais de publicidade ou marketing.

Sempre que possível, descreva seus serviços nas postagens do seu blog e inclua uma chamada para ação (CTA). Por exemplo, se você for um encanador, inclua várias menções a “serviços de encanamento acessíveis”, para que qualquer pessoa que pesquise essa frase tenha mais chances de descobrir seu site. O CTA pode ser tão simples quanto um botão ou link que diz “agende uma consulta” para converter novos clientes.

3. Tenha seu nome

Criar um site e comprar um nome de domínio (por exemplo, www.nomedaempresa.com.br) ajuda a reivindicar o nome de sua empresa. Além disso, é uma maneira rápida e fácil de melhorar a identidade da sua marca.

Você também pode obter um e-mail comercial exclusivo que aumentará essa sensação de marca (por exemplo, [email protected]). Muitos provedores de hospedagem de sites incluem endereços de e-mail personalizados como parte de suas ofertas.

4. Melhore os rankings de SEO

Ao realizar uma pesquisa em sites como Google, Bing ou Yahoo, você verá uma lista de sites relacionados à sua pesquisa. Você pode aplicar muitas táticas de SEO (otimização de mecanismos de pesquisa) ao seu site para melhorar sua classificação nesses mecanismos de pesquisa, ajudando a gerar tráfego e vendas gratuitos. Impulsione o SEO com conteúdo útil e atualizado postado na seção de blog do seu site.

5. Aumente os leads online

Aumentar os visitantes do seu site é bom, mas ganhar clientes é ainda melhor. Com um site otimizado e otimizado para dispositivos móveis , você faz com que seus leads em potencial liguem, se inscrevam ou comprem um produto da sua empresa. Você pode transformar seu site em um vendedor líder para sua empresa.

6. Desenvolva uma lista de e-mails

Depois de criar um site, adicione um formulário para as pessoas se inscreverem em sua lista de e-mails ou newsletter. Isso lhe dará um banco de dados facilmente acessado de clientes em potencial para anunciar. De acordo com um estudo de 2020, 78% dos profissionais de marketing consideram o e-mail essencial para o sucesso geral de sua empresa.

7. Economize dinheiro na impressão

Catálogos em papel e brochuras ainda podem ser úteis em situações de ponto de venda, mas e se as informações do item mudarem? É mais eficiente ter todas as informações relevantes em seu site, onde será muito mais barato editar e revisar. Uma combinação de materiais de marketing impressos e na web provavelmente será o caminho mais econômico.

8. Alcance consumidores online

De acordo com uma pesquisa de 2022, cerca de 63% de toda a população do planeta, aproximadamente 5 bilhões de pessoas , tem acesso à internet. 

Como a maioria das pessoas pode acessar a internet, até mesmo ter uma landing page básica como site de negócios é útil. Para muitos consumidores, se eles não conseguem encontrar algo online, isso não existe para eles. Uma presença na web significa ser capaz de alcançar as pessoas onde elas estão. Isso inclui smartphones:

  • Um estudo realizado em 2021 descobriu que 85% dos adultos americanos possuem um smartphone.
  • A Statistica estimou que, em 2021, os americanos gastaram mais de 360 ​​bilhões de dólares comprando produtos e serviços usando dispositivos móveis.

Atualmente, a maioria dos sites pode se ajustar automaticamente às telas de smartphones e computadores desktop. Se a maioria de seus clientes parece estar sempre com um smartphone na mão, é uma boa ideia poder contatá-los diretamente.

9. Conte sua história única

Ter uma página em seu site dedicada a uma seção como “Histórico da Empresa” é uma forma de humanizar o seu negócio. Aqui é onde ser uma pequena empresa pode ser uma força imediata. 

Gerir uma empresa familiar iniciada pela mãe ou pelo pai? Existe há décadas? Informe as pessoas sobre isso e construa sua confiança. Mostrar um senso de criatividade e autenticidade pode ser uma vantagem que as grandes empresas terão dificuldade em replicar.

10. Crie uma nova oportunidade de venda com pedidos por correio e e-commerce

Se sua empresa vende produtos que podem ser entregues por correspondência, considere investir em uma loja de comércio eletrônico ou seção de compras online para seu site. Algumas empresas irão construir esta seção para você. 

Você pode alcançar um conjunto totalmente novo de clientes que não moram diretamente perto de seus locais de varejo físicos. Dependendo da natureza do seu negócio, você pode ter o planeta inteiro como clientes em potencial.

11. Colete dados do cliente

Você já deve ter estimado o tráfego médio de pedestres em seu local de tijolo e argamassa. No entanto, um site de pequenas empresas oferece uma ideia do alcance mais amplo do seu negócio com insights digitais. Se você tiver diferentes páginas  dedicadas aos produtos ou serviços que fornece, poderá usar os dados dos visitantes da Web para descobrir quais estão atraindo mais atenção.

Você também pode criar enquetes ou pesquisas on-line para ter uma ideia de quais produtos e serviços os clientes estão mais interessados.

12. Ofereça acesso fácil a informações sobre produtos e atendimento ao cliente

Trabalhando com sua equipe e distribuidores de produtos, você pode oferecer o máximo de detalhes sobre produtos e serviços que desejar. Formulários de e-mail e informações de contato podem ajudar uma pequena empresa a criar um sistema de atendimento ao cliente com estilo mais profissional. 

Mesmo chatbots semiautomatizados podem ser colocados em um site, executando a mesma função essencial que um operador faria no número de telefone de atendimento ao cliente 1-800 de uma grande empresa. Como resultado, o atendimento ao cliente agora está disponível para seus clientes a qualquer momento.

13. Criar valor para os clientes

Sua equipe pode gastar menos tempo explicando os conceitos básicos de um produto ou serviço para os clientes. Se um consumidor não estiver em sua loja, você pode encaminhá-lo diretamente ao seu site se tiver alguma dúvida adicional. Aqueles clientes que gostam de “chutar os pneus” antes de comprar poderão fazer a leitura antecipada de suas ofertas quanto quiserem.

14. Hospede um showroom virtual para todos os seus produtos

Se você tem uma empresa com espaço limitado para seus produtos, seu site pode fornecer a solução. Você tem espaço virtualmente ilimitado para listar todos os seus produtos com o máximo de detalhes que desejar, e os clientes em potencial podem lê-los a qualquer momento. 

Você pode incluir galerias de fotos de alta qualidade para produtos trabalhando com fabricantes e distribuidores. Além disso, seu showroom virtual pode estar aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana.

15. Aumente o reconhecimento da marca 

Contrate um serviço de criação de site e coloque o endereço do seu site em todo o seu material promocional existente, por exemplo, cartões de visita, folhetos, etc. Você pode ver um aumento nas vendas. Por exemplo, mesmo se alguém que pegou um pedaço de literatura de produto não planeja comprar imediatamente, você pode ter plantado uma semente. 

Quando o consumidor leva a sério a realização de uma compra, os materiais do seu site são facilmente acessíveis. É provável que seu site seja onde eles começarão a pesquisar o produto com seriedade. Quando você combina materiais promocionais tradicionais com o recurso adicional de seu site, é mais provável que sua empresa “grude” na mente dos clientes.

16. Ajude a treinar a equipe

Se você dedicou tempo para criar um site com informações detalhadas sobre produtos e serviços, agora você tem um recurso de informações disponível para sua equipe usar internamente. Direcione os novos funcionários para páginas da Web específicas para que possam ler sobre os produtos que estarão vendendo.

17. Aproveite os clientes recorrentes sendo sempre “encontrável”

Às vezes, os clientes em potencial podem perder cartões de visita e folhetos. No entanto, um favorito no navegador da Web de um cliente pode permanecer em seu histórico de pesquisa. Essa “permanência” também pode ajudar nas referências boca a boca.

18. Atrair novos membros da equipe

Crie uma seção “Carreiras” ou “Oportunidades de emprego” no site da sua empresa. Você será capaz de fazer com que potenciais candidatos a emprego venham até você, em vez de gastar tempo e dinheiro tentando recrutar funcionários ou colocar anúncios em sites de empregos.

19. Construa sua presença digital de maneira fácil

Ao contrário dos primórdios da Internet, você não precisa saber código de computador ou HTML para criar um site com aparência impressionante. Atendendo a pequenas empresas com um orçamento limitado, as empresas modernas de web design são um “balcão único” que pode lidar com todos os detalhes técnicos para você. 

A maioria tem uma variedade de modelos personalizáveis ​​para você escolher para que você possa criar a identidade da sua marca. Criar um site agora é muito fácil e acessível.

20. Promova seus locais físicos

Isso pode parecer contra-intuitivo, mas ter um site pode ajudar a aumentar o tráfego de pedestres em seus locais físicos. Ter informações básicas, como localizações de lojas, endereços, horários de funcionamento e números de telefone em seu site, cria uma pegada digital que os mecanismos de pesquisa captarão. 

Na próxima vez que alguém procurar sua loja on-line, é mais provável que seja recebido por resultados de pesquisa que incluam os detalhes da sua loja. Isso é especialmente importante para clientes em potencial que usam smartphones. Mesmo que estejam em trânsito, eles podem pesquisar sua empresa, encontrar seu endereço e inseri-lo rapidamente no GPS.

21. Obtenha referências mais rápidas

Se sua empresa surgir em uma conversa entre um ex-cliente e um amigo dele, qual é a primeira coisa que eles provavelmente tentarão fazer? Eles vão pesquisar o negócio na web. Com o site da sua empresa funcionando, é mais provável que eles encontrem você rapidamente, graças à sua presença online e identidade de marca. 

22. Estabeleça autoridade apresentando prêmios, avaliações e depoimentos

Sua empresa ganhou um prêmio do setor? Sua equipe possui certificações profissionais? Certifique-se de que estes são mencionados em seu site. 

Se você tem clientes satisfeitos, aproveite. Você pode usar avaliações e depoimentos positivos de clientes diretamente em seu site. Até criamos uma lista de modelos sobre como incentivar os clientes a deixar comentários para ajudá-lo a começar. 

Além disso, pode ser útil criar uma seção de página da Web dedicada para mostrar um “portfólio” de seu trabalho (com fotos, se aplicável). Construir uma onda de avaliações positivas que são fáceis de encontrar no site da sua empresa é outra maneira de distingui-lo da concorrência.

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Esses são apenas alguns dos principais benefícios e razões pelas quais as pequenas empresas precisam de um site. Precisa de ajuda para colocar seu negócio online e estabelecer sua presença na web? A ZagSites é uma empresa de criação de site goiania que poderá te ajudar a construir seu site profissional .

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