No mercado, quanto melhor for a experiência do cliente, maiores são as chances dele ser fidelizado, nesse sentido, é importante entender o que é CS ou customer success e o porquê sua empresa deve adotar essa estratégia.
A maior parte dos consumidores que se “encantam” com uma marca devido ao atendimento que receberam durante o processo de compra. Ficou curioso sobre o assunto? Conheça mais sobre o que é customer success nesse conteúdo.
O que é customer success?
A definição mais simples sobre o que é CS OU customer success é que o sucesso de uma empresa acontece quando os seus clientes alcançam o resultado esperado com o uso do seu serviço ou produto.
Customer success significa sucesso do cliente e é justamente esse que deve ser o foco de qualquer negócio, fazer com que o seu cliente alcance satisfação e sucesso na sua mais aquisição, podemos assim dizer.
Para que serve?
O customer success serve para fazer a retenção de clientes para uma empresa, em outras palavras, quando um cliente fica satisfeito com a oferta de uma empresa, é gerado um sentimento de satisfação e consequentemente gera fidelidade do consumidor com determinada marca.
É uma reação em cadeia. Isso é importante porque gera lucros para o negócio, afinal, é mais barato fidelizar clientes do que atrair novos. Além disso, consumidores fidelizados indicam outros para conhecer o produto ou serviço da empresa que atendeu suas expectativas.
Benefícios da implementação do customer success
Os principais benefícios de implantar essas estratégias na sua empresa são: obter clientes satisfeitos, redução nos custos por fidelizar clientes, lealdade à marca onde o consumidor propaga, divulgar os serviços e produtos para outras pessoas.
Outra grande vantagem é o diagnóstico de problemas no serviço ou produto. O analista de customer success constantemente recebe feedback dos clientes, por meio disso, é possível identificar se eles reclamam de um mesmo problema ou situação envolvendo algum produto.
Quais os desafios do customer success?
O primeiro desafio do customer success é fazer o onboard de clientes, em outras palavras, ajudar o cliente a entender como usar da melhor maneira seus produtos e serviços. Nessa etapa, o profissional precisa de persistência para ensinar os processos e dicas para seus clientes, sobre o serviço prestado.
Outro desafio é evitar o cancelamento de uma aquisição. Não basta somente entender o que é customer success e usar na empresa, é preciso ter jogo de cintura para reverter um cancelamento, é preciso saber argumentar.
Outro ponto de desafio para um analista de customer success é criar uma relação de confiança e entregar o produto ou serviço prometido. É preciso transmitir credibilidade para o cliente, ainda que aconteçam situações em que a empresa atrase para entregar aquilo que foi prometido, é possível reverter a situação com diálogo e empatia.
Como superar esses desafios?
Para resolver os desafios é preciso se colocar no lugar do cliente, tentar criar um relacionamento de confiança, ficar próximo do cliente para atender suas necessidades. É essencial cuidar para que o consumidor tenha a melhor experiência.
É essencial conhecer seus clientes, compreender suas “dores” e mostrar como seu produto pode resolver seus problemas. Agregar valor é a melhor maneira de obter sucesso com o cliente.
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