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Ouvidoria desenvolve ações para se aproximar dos servidores 1

Ouvidoria desenvolve ações para se aproximar dos servidores

A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o TRT-2 e os usuários da Justiça do Trabalho da 2ª Região. E além de fazer uma ponte entre
administração e cidadão, o órgão administrativo
também atua como elo entre o Tribunal e seus servidores. E é sobre isso que conversamos hoje com
a desembargadora Jucirema Gonçalves, Ouvidora do Regional. Doutora, qual o papel da Ouvidoria
em relação aos servidores?

Olha, a Ouvidoria é um canal de transmissão, de participação do cidadão. Dentro dessa ótica, obviamente que nós temos
como foco, não só o cidadão de forma geral, mas também os servidores. É um canal de transmissão de informações,
de recebimento de denúncias, de críticas, elogios.

E através desse instrumento os servidores
podem chegar até a Ouvidoria, de uma forma muito clara,
serão muito bem atendidos. Os servidores têm um apoio, um instrumento
quase que de captação de problemas, é um canal de resolução de controvérsias,
mas sempre dentro de um clima harmonioso, de um clima colaborativo,
sem geração de conflitos. Penso eu que os servidores podem se sentir
muito à vontade em buscar a Ouvidoria. Serão muito bem recebidos
com esse olhar humano que a Ouvidoria tem que hoje direcionar
aos cidadãos de forma geral. A Ouvidoria produz relatórios mensais
sobre as comunicações que recebe. Um relatório de Junho deste ano Aponta que mais de 50%
das manifestações recebidas pela Ouvidoria partiram dos advogados.

E outros 47% dos jurisdicionados. Os servidores responderam por apenas 2% das comunicações recebidas. Quais ações a Ouvidoria tem
feito pra se aproximar mais dos servidores e tentar
aumentar essa participação? A Ouvidoria tem três dogmas básicos. É escuta, diálogo e integração. Dentro desses três tópicos nós entendemos
que uma forma mais rápida e útil para chegar aos servidores, seria a criação
da Ouvidoria Móvel. Esse foi um plano, pertence a um plano de trabalho
aprovado pela Presidência do Tribunal. E o que significa?

Nós vamos colocar a Ouvidoria
aonde o cidadão está, ou seja, aonde o servidor está. E o servidor está, também, fora da sede. Ele está em quase 39 forúns regionais. E assim já o fizemos em Mogi,
na semana passada. E nós vamos fazer isso também
nos demais forúns. O que significa? Nós vamos colocar uma caixinha coletora. Os servidores terão mais acesso dentro
do seu próprio forúm a essas caixinhas, colocarão lá as suas manifestações, elas
serão remetidas para a Ouvidoria num prazo de 15 dias, e depois retornaremos
as manifestações aos servidores. E para ter acesso à

Ouvidoria também
através do site é muito simples. No site do Tribunal, basta acessar
o ícone da Ouvidoria e ao final da página clicar
em “fale com o TRT-2”. A partir daí, é só preencher o formulário. Além disso, as manifestações
podem ser feitas por telefone das 11h30 às 19 horas. Ou através do e-mail
[email protected]

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