qua. fev 8th, 2023
8 benefícios da cúrcuma para sua saúde

8 benefícios da cúrcuma para sua saúde – A cúrcuma é muito mais do que uma especiaria aromática . Os benefícios para a saúde dessa raiz são conhecidos há mais de 4.000 anos na Índia, e há algumas décadas são controlados e reconhecidos no Ocidente , fazendo com que seu consumo se espalhe rapidamente.

8 benefícios da cúrcuma para sua saúde

Uma das qualidades mais relevantes é a sua ação antiinflamatória, mas destaca-se também a sua poderosa ação antioxidante e como alívio de desconfortos estomacais.

 

EVITE A CÚRCUMA SE…

Os benefícios que a cúrcuma proporciona para a saúde são diversos e muito valiosos, como você pode conferir na galeria abaixo. No entanto, seu consumo nem sempre é aconselhável. De fato, existem situações e grupos que devem evitar sua ingestão. Aqui estão alguns deles:

  • Quando vamos tomar sol, aumenta a sensibilidade em receber os raios solares.
  • Se sofre de uma doença relacionada com úlceras ou pedras no aparelho digestivo.
  • No caso de estar grávida.
  • Se você tem doença hepática, como icterícia, fígado gorduroso, cirrose, etc. Embora seja verdade que um dos benefícios da cúrcuma é tratar problemas hepáticos, ela não é compatível com todas as doenças, por isso é essencial que você consulte seu médico com antecedência .

Se, por outro lado, o consumo de açafrão é seguro e saudável para você, aproveite seu sabor e cor em seus pratos e aproveite as vantagens como a seguir.

Tem efeitos anti-inflamatórios

É uma de suas qualidades mais conhecidas. Não é à toa que é conhecido como ibuprofeno natural. A justificativa é encontrada em vários estudos que afirmam isso. Entre eles o publicado em 1980 pela Universidade do Arizona.

A pesquisa conclui que o açafrão mantém o corpo livre de inflamações causadas por golpes ou condições infecciosas.

É purificador

A curcumina atua como um limpador do fígado que aumenta o fluxo da bile e rejuvenesce as células desse órgão. É o que afirma a Universidade de Medicina de Graz, na Áustria, num estudo onde conclui que pode travar os danos que a cirrose provoca no fígado.

Uma boa ideia é polvilhar um pouco de açafrão no peixe cru ou na massa. Também pode ser usado para marinar.

Melhore a memória

A Universidade da Califórnia, em Los Angeles, decidiu conduzir uma pesquisa sobre os efeitos da cúrcuma em pessoas com perda leve de memória relacionada à idade.

O estudo descobriu que aqueles que tomaram curcumina tiveram uma melhora significativa na memória e no humor.

Combate aos radicais livres

Outra das capacidades mais destacadas da cúrcuma é seu poderoso efeito antioxidante . É o que afirma um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia num artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences .

Para aproveitar esta e outras propriedades do açafrão, você pode adicioná-lo a um molho frio de maionese, iogurte ou vinagrete, dá sabor e cor.

Alivia o desconforto estomacal

A Organização Mundial de Saúde e a Organização Mundial de Medicamentos recomendam o consumo de açafrão para o tratamento de dispepsia ou dificuldades de digestão e meteorismo.

Aqui está outro motivo para sempre ter açafrão em sua despensa. Compre-o em pequenas quantidades e guarde-o coberto e em local seco.

Trate os sintomas da depressão

Pesquisadores do Departamento de Farmacologia do Government Medical College em Bhavnagar, Gujarat, Índia, compararam os efeitos da cúrcuma e do antidepressivo Prozac (fluoxetina).

O resultado do trabalho foi que os participantes responderam melhor quando receberam o extrato desta planta do que quando foram usados ​​medicamentos convencionais.

Auxilia nos processos de cicatrização

De acordo com o estudo “Efeitos farmacológicos e nutricionais dos extratos de Curcuma longa L. e cucumionídeos”, realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, o consumo de açafrão pode ser um tratamento eficaz para cicatrizes .

Ao cozinhar a planta por mais de 15 minutos, suas propriedades desaparecem em 80%. Os especialistas recomendam adicioná-lo ao prato assim que o cozimento estiver concluído.

Protege contra a colite ulcerativa

8 benefícios da cúrcuma para sua saúde

De acordo com uma revisão da Universidade de Maryland, há evidências dos efeitos positivos da cúrcuma como protetor intestinal contra a colite ulcerativa. Os participantes que concordaram em tomar curcumina tiveram uma taxa de recaída significativamente menor do que aqueles que tomaram placebo.

A cúrcuma não só é um tempero perfeito na cozinha, como também combina muito bem com nozes e frutas como maçã, manga e frutas cítricas.

Já se você preferir tomar a cúrcuma em gotas, existe o Curcumy , que você pode colocar na água ou diretamente na boca, isso facilita a ingestão diária. Com ele você vai tratar como dores do Reumatismo, Artrite e Artrose.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.