seg. nov 28th, 2022

Como Acontece o Descarte de Efluentes em Geral? – Os efluentes são aqueles resíduos que vêm dos esgotos ou das indústrias cujo descarte é feito natureza. Para entender como é feito o descarte de efluentes é preciso entender, primeiro, que os efluentes não são iguais.

Como Acontece o Descarte de Efluentes em Geral?

Isso porque eles sofrem variações na sua composição relacionadas às substâncias químicas, orgânicas, biodegradáveis e outras como aquelas que são tóxicas ou poluentes. Você saberá melhor sobre como acontece o descarte de efluentes ao continuar lendo este artigo!

Tipos de efluentes

Para saber como acontece o descarte de efluentes é importante saber, primeiro, que existem três tipos de efluentes. Saiba mais sobre cada um deles, abaixo:

Efluentes domésticos

São aqueles provenientes das residências e também das indústrias e outros edifícios que contém, na sua maior parte (99,9%) apenas água. Ou seja, apenas 0,01% desses efluentes é algum poluente.

Efluentes líquidos

São líquidos que advém de residências, indústrias, lixões, esgotos e outros locais cujo homem realiza atividades que os gerem. Entretanto, esses líquidos já estão comprometidos em maior parte que nos efluentes anteriores.

Efluentes industriais

São tanto resíduos líquidos como gases. Esses efluentes advêm de indústrias e o seu descarte na natureza gera grande preocupação, por sua intensidade.

Como é realizado o descarte

Para saber como acontece o descarte de efluentes é preciso saber que, antes de serem descartados, eles são armazenados. Isso porque o seu descarte é feito mediante o previsto em leis, portanto não pode ser feito de qualquer forma e nem em qualquer lugar.

O descarte correto é realizado nas Estações de Tratamento de Esgoto.(ETE) Eles são locais cuja finalidade é justamente receber esses materiais de forma menos destrutiva ao meio ambiente. O descarte é fiscalizado e deve seguir leis e regras rigorosas.

Nas ETE, dá-se aos efluentes o devido tratamento para que eles sejam descartados em águas sem gerar tantos danos ambientais. Alguns dos tratamentos pelos quais eles passam são:

Tratamento biológico

Que se dá aos resíduos líquidos biodegradáveis. Utiliza-se, para sua realização, bactérias, protozoários e algas.

Tratamento físico-químico

É complementar ao tratamento anterior e seu objetivo é terminar de remover os componentes poluentes que não foram removidos a partir do tratamento anterior.

Coprocessamento

Este é o nome dado ao tratamento de incineração dos resíduos e apenas pode ocorrer após blindagem. Através desse tratamento é possível utilizar as sobras como combustível (energético) e também como matéria-prima cimenteira.

Incineração

Por fim, o último processo de tratamento é aquele que se refere à queimas que se realizam a altas temperaturas (realmente altas, até 1200º). Ele visa a redução do volume do lixo e é uma solução que aterros utilizam para ganhar espaço.

O que acontece quando o descarte de efluentes é feito de maneira errada

São diversas e sérias as consequências do descarte feito de maneira errada (no caso, de maneira ilegal, já que ele é regulamentado pela lei). Uma delas é a contaminação dos rios e lagos, que vemos comumente acontecer.

Entretanto, por trás dessa contaminação acontece a devastação de vidas aquáticas e ela também implica em poluição de água potável, bem como de lençóis freáticos. Como danos não relacionados à poluição da água, como aqueles à fauna e flora que se localizam próximas ao local do descarte.

Como realizar o descarte corretamente

A maneira mais rápida e simples de realizar o descarte de efluentes correto é contratando uma empresa especializada, como a Desentupidora, para fazê-lo. Ou seja, se você possui efluentes armazenados, como em uma fossa, contrate uma empresa especializada.

Ela removerá o efluente da forma correta, realizando a limpeza e também oferecerá para ele o descarte de forma legal. Assim, você garante que está cumprindo a lei e fazendo a sua parte pela preservação do meio ambiente.

4.8/5 - (152 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.