ter. jun 18th, 2024
Desentupimento de canos em condomínios residenciais

O desentupimento de canos em condomínios é uma das tarefas mais importantes para a saúde de um condomínio. Todos os condomínios residenciais dependem dos sistemas de canalização de água e esgoto, para garantir a higiene adequada nas habitações, permitindo a circulação de líquidos e a extração de detritos.

Por esta razão, a manutenção destes sistemas de canalização e a limpeza dos canos e jogos, são imperativas para garantir o funcionamento ideal.

Neste artigo, abordamos a importância da manutenção de canos nos condomínios residenciais, destacando a relevância de um desentupimento profissional para garantir a saúde das instalações e dos seus moradores.

A importância da manutenção de canos em condomínios residenciais

O meio ambiente em que vivemos tem de ser cuidado e manutenção com o objetivo de melhorar as nossas qualidade de vida. Neste contexto, o desentupimento dos canos é um dos principais elementos para alcançar este objetivo.

Em condomínios, os sistemas de canalização estão constantemente expostos a distintos elementos que tendem a entupi-los. Tudo isto desde partículas, ou seja, partículas de alimentos ou de líquidos, até pequenos objetos descartados de forma incorreta, que se acumulam no interior das tubagens.

O entupimento dos canos acontece devido ao depósitos destes elementos nos interiores das tubagens, inferindo assim com a sua capacidade de escoar para lado os líquidos e detritos.

Para evitar os entupimentos destes sistemas de canalização, cobre-lhes a manutenção e desentupimento regulares.

Quando é necessário desentupir canos em condomínios?

As manutenções dos canos e dos sistemas de canalização no contexto de condomínios, devem, necessariamente, ser realizadas com a maior frequência possível.

Assim sendo, quando tratamos de condomínios residenciais, recomenda-se que a desentupimento seja realizada pelo menos uma vez por ano.

Como mencionado anteriormente, a atividade humana é a principal causa de entupimento, e como tal, deve ser possível se determinar, por exemplo, se houve algum problema de natureza alimentar, de manutenção, entre outros.

De tal forma, se acompanharmos de perto as condições dos canos e tubagens, é possível detectar problemas a tempo, evitando assim maiores prejuízos, também à economia envolvida.

Quais são as vantagens de desentupimentos profissionais?

Um profissional está devidamente capacitado para lidar com qualquer anomalia, existente nos sistemas de canalização de água e esgoto. Isto significa, que em qualquer momento, o canalizador terá a habilidade de poder identificar e corrigir problemas que só são visíveis na sua presença.

Assim, poderão constatar-se eventuais falhas nos sistemas de impermeabilização, na ligação ou paredes finas, por exemplo.

Outra vantagem significativa, é que com uma presença profissional, poderão não só identificar problemas, como também preparar o terreno para a sua solução.

Isto porque, canos muito sujos e congestionados, avançados, podem não poder ser resolvidos de forma plenamente satisfatória, desta forma, é necessário optar por uma limpeza profunda dos canos, em vez de uma solução policial temporária, pode encontrar esses profissionais na Desentupidora em Guarulhos.

Quais são os benefícios de se desentupirem os canos regularmente?

A desentupimento de canos em condomínios residenciais, é algo que tem de ser entendido como parte essencial da manutenção dos sistemas de canalização.

Os principais benefícios que se consegue ao se manter o desentupimento de canos regularmente são:

  • Prevenção de entupimentos;
  • Economia financeira;
  • Maior segurança para os moradores;
  • Qualidade de vida melhorada.

A prevenção de entupimentos significa ganho financeiro para o condomínio. Ao interromper a infiltração das águas pluviais, por exemplo, estamos a prevenir infiltrações nas tubagens e sistemas de canalização, para o qual se evita a necessidade de reparos urgentes, e consequentes problemas maiores, o que significa, gastos substanciais, em pouco tempo.

Outro fator importante é, claro, a manutenção da saúde de todos os condóminos. Com sistemas de saúde e qualidade de vida em constante evolução, torna-se imperativo, para o funcionamento adequado dos sistemas de canalização em condomínios residenciais, a realização de desentupimentos regulares.

Quais podem ser os problemas em não realizar o desentupimento dos canos?

O entupimento dos canos é algo que tem que ser combatido por todos os objetivos de manutenção, e são muitos os problemas relacionados com a falta de desentupimento regulares nas canalizações.

  • O primeiro problema é o econômico, com os canos em más condições, as contas de água e esgoto do condomínio, são mais altas que o normal.
  • O segundo problema decorre da falta de higiene nos canos, pois se estes forem entupidos, a qualidade da água é reduzida, podendo trazer consequências nocivas para a saúde.
  • Um último problema, mas não menos importante, decorre do facto dos canos entupidos, podem ser uma fonte potencial de vazamentos entre as habitações. Estes vazamentos podem, consequentemente, levar à necessidade de reparações caras.

Como calcular os Custos de Desentupimento em condomínios?

Para calcular os custos acompanhados com o desentupimento de canos em condomínios, existem algumas variáveis que terão de ser consideradas, nomeadamente:

  • A dimensão do trabalho;
  • Os equipamentos necessários para a execução do trabalho;
  • O número de horas trabalhadas na atividade;
  • As horas à noite, dependendo da natureza da intervenção;
  • Os equipamentos ou materiais necessários para o desentupimento;
  • Os materiais e equipamentos para reparação de eventuais danos.

Os custos podem variar bastante por trabalho, dependendo da quantidade destas variáveis.

No entanto, estes valores são aproximados e deverão ser analisados caso a caso, de acordo com o tamanho e natureza do comprometimento.

Quanto tempo leva a realização de desentupimento em condomínios?

A execução do desentupimento em condomínios terá variáveis de acordo com a natureza do trabalho.
Desde o desentupimento mais simples, ao desentupimento de canos mais complicados, a duração destes trabalhos pode variar entre 1 hora e meia e 6 horas, dependendo da natureza da tarefa a realizar.

No entanto, ainda é importante frisar que na desentupimento, o tempo de conclusão pode variar, pois além das variáveis mencionadas, outros fatores podem alterar os custos, como por exemplo, o tipo de cano, o número de entupimentos a tratar, ou a localização dos entupimentos.

Como escolher uma empresa de desentupimento em condomínios?

A escolha de uma empresa de desentupimento, deverá sempre ter em conta alguns factores cruciais:

  • O certificado de garantia, ou seja, a garantia de trabalho que a empresa oferece, devendo esses procedimentos serem escrupulosamente cumpridos;
  • O nível de segurança e higiene que são aplicados, pois as empresas de desentupimento, devem sempre assegurar ao cliente, a aplicação de técnicas de trabalho, que garantam a segurança dos condóminos e a higiene necessária à execução do trabalho;
  • Qual a capacidade da empresa, pois deve ser assegurada, uma equipa eficaz na execução de qualquer trabalho de desentupimento e/ou reparação;
  • O equipamento necessário para a execução de qualquer trabalho de desentupimento, pois, às vezes, a empresa pode não possuir o equipamento necessário para a execução de qualquer trabalho de desentupimento, pois, às vezes, a empresa pode não ter a capacidade de resolver o problema com eficiência e rapidez.

Por isso, é importante verificar se a empresa dispõe de equipamentos modernos e adequados para cada tipo de situação, como máquinas de alta pressão, sondas rotativas, câmeras de inspeção, etc.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.