Diversas pessoas fazem uso dessa substância para acabar com as pragas urbanas. Entretanto, elas acabam esquecendo o mal que ela pode fazer para a saúde. Se você precisa eliminar as pragas não use chumbinho, saiba o porquê.
Conheça o chumbinho
O chumbinho é uma substância granulada que possui a coloração cinza. Nessa substância está presente o agrotóxico Aldicarbe e alguns outros que podem ser prejudiciais.
O chumbinho não exala cheiro e não tem sabor, e por isso é bastante comum o seu uso para eliminar os ratos. Mas com tantos riscos para sua saúde, é importante que você não use chumbinho.
O chumbinho é um veneno proibido no Brasil. A proibição se deu em decorrência dos perigos de envenenamento para as pessoas e a pouca eficácia para eliminar as pragas. No entanto o acesso a ele é muito fácil.
Quando ingerido, o chumbinho consegue inibir a acetilcolinesterase, uma enzima importante do nosso sistema nervoso e fundamental para a nossa sobrevivência.
Desse modo, quando uma pessoa ingere essa substância, ela pode apresentar sintomas como excesso de suor, sangramentos, tonturas, tremores, vômitos e outros.
Se você se deparar com esse caso é imprescindível que ligue para o SAMU e avise sobre a ingestão dessa substância para que eles consigam tratar o caso de maneira correta.
Caso a respiração da vítima ou o seu coração parem, é fundamental que seja feita uma massagem cardíaca, para que dessa forma seja possível manter a oxigenação do sangue e do cérebro.
No caso de envenenamento por chumbinho, não deve ser feito, em hipótese alguma, a respiração boca a boca. Isso porque, caso ela seja feita, existe o risco da outra pessoa se contaminar com o veneno também.
Sintomas de envenenamento
Os sinais e sintomas de envenenamento através do chumbinho podem demorar até uma hora para aparecer. Entretanto, depois que eles aparecem, é possível que você suspeite do envenenamento pelos seguintes sintomas:
- Resíduos de chumbinho na mão ou boca
- Hálito diferente
- Vômito ou diarreia com sangue
- Lábios pálidos ou arroxeados
- Sono
- Ardência no estômago, garganta ou boca
- Dor de cabeça
- Mal-estar
- Dilatação da pupila
- Pele fria e pálida
- Dor de cabeça
- Aumento do suor
- Aumento da saliva
- Confusão mental
- Dificuldades para respirar
- Alucinações e delírios
- Aumento da urina
- Ausência de urina
- Fezes ou urina com sangue
- Convulsão
- Partes do corpo paralisado
- Coma
Saiba como proceder em situações de envenenamento e não use chumbinho para não ter que passar por isso!
O que não fazer?
Em caso de envenenamento por chumbinho, não deixe a vítima ingerir qualquer tipo de alimento ou líquido. Além disso, não tente provocar o vômito com dedos ou afins.
Falta de respiração
Caso você note que a vítima do envenenamento através do chumbinho não está respirando, isso pode indicar que ela está passando por uma parada cardiorrespiratória.
Portanto, faça uma massagem cardíaca da seguinte maneira:
- Coloque a vítima deitada em uma superfície dura, com a barriga para cima. Nunca utilize camas e sofás para esse procedimento.
- Posicione as duas mãos no peito da vítima. Mantendo as mãos e dedos entrelaçados
- Pressione contra o peito. Com os braços esticados, utilizando o peso do próprio corpo para empurrar. Fazendo duas pressões a cada um segundo.
Chegando ao hospital, a vítima vai passar por um processo de lavagem no estômago para que consigam retirar toda a substância tóxica presente no chumbinho.