qui. fev 22nd, 2024

A Ouvidoria do IFMS é uma instância de controle e participação social que faz a ponte entre o cidadão e o Instituto Federal. A forma de contato com a Ouvidoria é chamada de manifestação e pode ser feita pela internet, por carta, ou comparecendo pessoalmente a reitoria. A manifestação online pode ser feita no site www.ifms.edu.br

No canto esquerdo da tela, está o link de acesso para a página da Ouvidoria. É importante saber qual manifestação você quer enviar à ouvidoria. São cinco tipos. Denúncia: É quando você quer apontar alguma irregularidade no IFMS. Reclamação: É o relato de falhas relacionadas com ações e serviços. Elogio: Para demonstrar satisfação ou agradecimento pelos serviços prestados Sugestão: Pode ser usada para contribuir com alguma ideia. E Solicitação: Quando é preciso pedir alguma providência ao IFMS. Agora, é só clicar no link Fala BR e acessar a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação. Na próxima tela, basta escolher o tipo de manifestação que decidiu fazer. Preencha os dados solicitados. Primeiro, coloque o órgão para o qual você vai enviar a manifestação. Escolha Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Em seguida, selecione o assunto sobre o qual deseja manifestar-se.

Atenção! No campo “fale aqui” é muito importante ser bastante claro e específico sobre o assunto que você quer tratar. Escreva todas as informações que possuir como data, local, hora, pessoas envolvidas e o que mais for necessário. Você também pode anexar arquivos como fotos, prints de telas, mensagens de e-mail e qualquer outro documento digital que julgue importante para a manifestação. É muito importante evitar textos vagos, como por exemplo “Há pessoas que não estão cumprindo com suas obrigações”.

Quem são essas pessoas? Sem informações precisas, é praticamente impossível identificar quem são os envolvidos. Depois, preencha os demais campos com os detalhes solicitados. Importante: mesmo que você tenha optado por se identificar, a identidade do denunciante será conhecida apenas pela ouvidoria e não pode ser revelada a outras pessoas. Após o preenchimento dos dados, uma tela para revisão da manifestação será aberta. Se estiver tudo certo, conclua o processo.

Anote o número de protocolo gerado para acompanhamento. Você também receberá um e-mail com a confirmação de que a ouvidoria recebeu o seu relato. IFMS – Educação Profissional, Tecnológica e Cidadã.