qui. abr 25th, 2024
O que é a amortização

Se você pretende comprar casas no Pacaembu, saiba que é necessário entender como a amortização de um financiamento funciona. Embora o financiamento seja um meio de aquisição de imóvel amplamente conhecido, muitos se questionam como a amortização, de fato, funciona.

Ao realizar um financiamento para comprar casas no pacaembu ou comprar apartamentos de alto padrão em Perdizes, o valor do imóvel é dividido em parcelas mensais que devem ser pagas ao banco para que não haja nenhuma penalização consequente. Saiba mais em nosso texto!

O que é a amortização de um financiamento?

A amortização de um financiamento é a redução de uma dívida previamente feita, ou seja, o valor das parcelas são abatidas com o passar do tempo. O processo é realizado com a redução do valor total de um financiamento ou outra dívida.

O principal objetivo de uma amortização é diminuir o tempo do financiamento que é feito a partir da antecipação do pagamento das prestações finais. Vejamos um exemplo prático: se o proprietário de um imóvel fez um financiamento e deve pagar 50 parcelas, a cada pagamento realizado, o valor é reduzido.

Como funciona a amortização de um financiamento?

Um financiamento imobiliário pode durar mais de 30 anos, e a amortização pode ser uma maneira de diminuir o número de parcelas. Assim, o financiador pode quitar o imóvel em menos tempo que o previsto.

Na prática, o valor da parcela é pago normalmente, enquanto um valor a mais é adicionado à amortização. No entanto, nesse caso os juros não são pagos, apenas o valor do imóvel que pretende quitar.

Quando é vantajoso utilizar a amortização de um financiamento?

A amortização pode ser vantajosa em algumas situações específicas. Entender quais são as circunstâncias pelas quais é válido recorrer ao recurso, é crucial para a redução de um financiamento. Algumas das principais razões podem compreender:

  • Quando o financiador recebe um valor extra em dinheiro: no caso de um décimo terceiro, bônus ou herança, é válido recorrer a amortização;
  • Para vender antes do término do financiamento: para vender o imóvel é necessário que o mesmo seja quitado;
  • Taxa de juros alta: se as taxas de juros são altas, é válido realizar uma amortização.

Vale ressaltar que a decisão de recorrer a amortização precisa ser bem avaliada. Nesse contexto, é essencial ter um preparo financeiro e realizar uma avaliação detalhada sobre as condições do contrato.

Tipos de amortização

Existem diferentes tipos de amortização e cada um deles possui suas próprias características e impacto no tempo de redução das parcelas. Os principais tipos de amortização incluem:

  • Sistema americano;
  • Sistema de amortização constante (SAC);
  • Sistema de pagamento único;
  • Sistema de amortização misto (SAM);
  • Sistema price ou Francês;
  • Sistema alemão.

É fundamental entender como funciona cada tipo de amortização antes de optar por um deles. Portanto, antes de mais nada é necessário buscar orientação de um profissional da área para entender qual a melhor alternativa para seu caso em específico.

Onde comprar casas no Pacaembu?

Comprar casas no Pacaembu é mais fácil com uma imobiliária de confiança. A imobiliária é responsável por realizar toda a parte burocrática e facilitar o processo de compra ou aluguel de um imóvel. Para isso, você pode contar com a Mello Imóveis.

A empresa é especializada em imóveis localizados em bairros nobres da cidade de São Paulo como o Pacaembu e Higienópolis, por exemplo. Para encontrar sua casa ou apartamento dos sonhos, basta acessar o site.

A amortização de um financiamento é uma estratégia para reduzir o número de parcelas de dívidas e é popularmente conhecida. No entanto, é importante entender sobre cada tipo de amortização e qual delas é mais vantajosa para seu caso. Considere a Mello imóveis para comprar apartamentos de alto padrão em Perdizes ou sua casa dos sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *