qui. abr 25th, 2024
Livro retratos da vida

Os laços afetivos são responsáveis por conectar pessoas, são essenciais para todo indivíduo e na literatura podemos contar com obras diversas como o livro retratos da vida, que explica as consequências da falta de comprometimento afetivo.

Compreender como o espiritismo enxerga os laços afetivos é imprescindível para conquistar uma vida equilibrada e plena. Para te auxiliar em sua jornada espiritual, reunimos algumas informações sobre como o espiritismo observa esses sentimentos humanos. 

O que é um laço afetivo?

O laço afetivo é uma conexão que uma pessoa tem com outra. Ela pode ser estabelecida em ambientes familiares, de trabalho, românticos, e outros. Os laços afetivos envolvem bons sentimentos mútuos, bem como carinho, companheirismo, respeito e amizade.

Os laços são de fato essenciais para a boa convivência e principalmente para a saúde psicológica e emocional de qualquer indivíduo. Além disso, eles nos ajudam a enfrentar obstáculos e problemas da vida de modo mais leve.

Como o espiritismo vê os laços afetivos?

Na perspectiva espírita os laços afetivos são muito importantes para o progresso e eles não se limitam apenas aos familiares, pois na visão espírita existem as famílias corporais e espirituais, que podem ser encontradas antes, durante e depois da encarnação. Portanto, é possível criar ligações com as seguintes categorias:

  • Familiares: os vínculos familiares são criados com mais facilidade por conta da  convivência e isso prevalece em outras vidas;
  • Amigos: amigos também podem criar vínculos profundos na vida terrena;
  • Colegas: colegas de escola, faculdade ou trabalho podem desenvolver laços afetivos com a convivência;
  • Parceiros românticos: durante o namoro, noivado e casamento os casais vivem em um processo de criação afetiva.

Os laços afetivos ultrapassam vidas e continuam a existir após o desencarne. O livro Retratos da Vida, obra de Clotilde Fascioni, resgata ensinamentos sobre como a falta de comprometimento afetivo tem consequências que envolvem perdas e aprendizados.

Qual a origem de um laço afetivo?

Segundo a psicologia, os laços afetivos surgem a partir de um sistema comportamental instintivo que estabelece relações com determinados indivíduos. Para criar um vínculo afetivo são necessárias demonstrações de afeto.

As demonstrações de afeto são essenciais para criar um laço afetivo, principalmente no âmbito familiar. Carinho, compreensão, acolhimento, valorização e amor são imprescindíveis para criar um vínculo. A responsabilidade afetiva é um fator importante para o bem-estar geral e a falta de laços afetivos pode resultar em consequências para todas as partes. Essa é uma questão bastante abordada no livro Retratos da Vida.

Laços afetivos podem vir de vidas passadas?

Para a doutrina espírita, vínculos afetivos são formados em vidas passadas e transcendem a vida na terra. No contexto espírita, as pessoas com laços afetivos podem se encontrar mesmo após o desencarne, ou seja, o vínculo afetivo continua.

Vale ressaltar, que os vínculos afetivos ultrapassam os familiares e acredita-se que é possível criar laços afetivos profundos com pessoas que não tenham ligação sanguínea e também com animais de estimação.

Onde comprar livros espíritas?

Ao comprar livros espíritas é fundamental optar por lojas físicas ou virtuais de confiança. A Editora Dufaux é a melhor alternativa para isso, pois facilita todo o processo de compra. Basta acessar o site e pesquisar pelo livro que procura.

A melhor parte é que a loja conta com uma diversidade de obras de vários autores espíritas reconhecidos. Por isso, você pode encontrar livros clotilde fascioni, Chico Xavier, André Luiz, Divaldo Franco e outros.

Em síntese, o espiritismo vê os laços afetivos como vínculos que transcendem vidas. Podemos criar laços profundos com pessoas mesmo sem nenhum parentesco. Para entender mais sobre vínculos afetivos e como a falta deles é prejudicial, considere adquirir livros Clotilde Fascioni na Editora Dufaux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *